Blog

Confira as novidades

Blog

Confira as novidades

Blog

Confira as novidades

09h00

Você sabe a origem do pantone?

Pantone é uma palavra muito utilizada por quem trabalha no mundo da comunicação gráfica. E você, sabe o que é,como e quando usar a escala de cores Pantone?

Compartilhe
Tamanho do Texto

O que é a Escala Pantone

Utilizada frequentemente na indústria gráfica pelos principais designers e pessoas que trabalham focados na criatividade, a PMS “/PantoneMatching System” ou “Escala de Cores Pantone”é uma tabela composta por centenas de cores, que são identificadas numericamente e demonstrada para suportes brilhantes (coated) e foscos (uncoated).

Origem

Em 1963, Lawrence Herbert, fundador da Pantone®, criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores, com o objetivo de resolver problemas associados com a produção precisa de combinações de cores na comunidade de artes gráficas. 
Sua visão de que o espectro de cores é visto e interpretado diferentemente por cada indivíduo conduziu à invenção do PANTONE MATCHING SYSTEM (PMS), um manual de cores padrão em formato de leque ou chip.
Essa tabela é composta por centenas de cores organizadas por uma numeração que as identifica dentre as outras semelhantes. Através de estudos, a PantoneInc desenvolveu sua produção de forma que suas cores fossem produzidas com composição final de um único pigmento de cor, o que garante maior fidelidade aos impressos. Sendo assim, a maior parte dos tons do sistema Pantone não pode ser produzida pela escala CMYK, já que esta é composta pela mistura de 4 pigmentos.

Utilização 

Em resumo, enquanto a escala CMYK trabalha com a mistura de quatro cores, a escala pantone se trata de cores exatas, cores prontas e impressas fora da composição CMYK. Por isso, para utilizar uma cor da escala pantone é preciso comprar a tinta correspondente e seguir à risca o guia de fórmulas. 
Por esse motivo, é importante utilizar a paleta de cores pantoneCOMO REFERENCIA somente quando:

  • O projeto gráfico possui cores especiais que a escala CMYK não consegue reproduzir;
  • É necessário utilizar cores fluorescentes ou metalizadas;
  • É preciso manter obrigatoriamente o padrão de cores predeterminado em uma marca ou produto.

E, onde NÃO se deve utilizar?

  • Não utilize para impressão de fotos coloridas, pois os Pantones são referencias de cores sólidas
  • Em impressão digital os equipamentos não utilizam cores Pantone, sendo necessária a conversão para CMYK

Que tal, curtiu esse artigo? Esperamos que você tenha gostado bastante de conhecer mais sobre o universo pantone e o seu uso. E na hora de imprimir o projeto da sua empresa conte com a Gráfica Luripress, somos especialistas em impressão Offset para médias e grandes tiragens, impressão digital para pequenas tiragens, além de enobrecimentos, acabamentos e projetos com formatos especiais. Entre em contato e solicite seu orçamento.
 

Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades, produtos e inspirações da LuriPress.

Gráfica Luripress
Rua Rubem Berta, 366 Pituba, Salvador / BA
Tel.: +55 71 3205.1600
contato@luripress.com.br
Siga-nos
2021. Gráfica Luripress. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
Gráfica Luripress
https://www.graficaluripress.com.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp